Hotel Plaza / Anavilhanas Lodge / Amazon Riverside

Caro Ricardo,

Quem escreve é Rosebel, irmã da Isabel, também participante da viagem. Falo em nome de todos, pois conversamos bastante no decorrer da viagem e vou tentar expor os pontos em comum.

Em relação ao Anavilhanas, todos os elogios são pouco. Adoramos, desde a acolhida, o hotel e seu pessoal incluindo os guias todos ótimos, a comida muito boa sem falar nos passeios, maravilhosos. O Rio Negro é simplismente maravilhoso, passamos dias incríveis lá. Destaque para o boto e a canoagem.

Quanto ao Amazon Riverside, infelizmente temos muitas restrições, a principal delas em relação à comida, extremamente voltada ao gosto japonês, o que não agrada principalmente aos adolescentes (no caso meu filho e sobrinho). Os quartos também são bastante úmidos e barulhentos, sente-se e ouve-se até mesmo o vizinho caminhando no quarto ao lado… talvez se intercalassem os hóspedes (quarto sim, quarto não) minimizasse este desconforto. Também encontramos muitas baratas no quarto, refeitório… coisa que no outro não havia*. A pescaria de piranhas foi bem cansativa, o dia todo é demais… talvez um barco mais possante, tornasse este passeio mais atraente. Outro ponto é que as passarelas flutuantes estão muito velhas, algumas madeiras bem deterioradas, precisando de reparos…

Comentário do Ricardo: Vale lembrar que insetos são mais comuns as margens do Rio Amazonas, onde está localizado o Amazon Riverside, que no rio Negro, onde está localizado o Anavilhanas Lodge. Diferente de baratas caseiras, sinônimo de falta de higiene, as baratas do mato são comuns no ambiente de selva, assim como todos os outros insetos. Diferente das baratas caseiras que invadem nossa casa no caso de um hotel de selva somos nós, visitantes, que estamos invadindo a casa dos insetos, por isso não dá não conviver com isso. Faço esse comentário apenas para que outros leitores não confundam a presença de insetos com falta de higiene, o que não é o caso desse hotel em todas as vezes que visitei e em nenhum outro comentário de um hóspede.

Apesar disto, gostamos muito dos funcionários (Lindalva em especial, mas tb. Isaac) que muito se esforçaram pra nos agradar. Gostamos muito da visita ao seringueiro, castanheira e a casa do caboclo (família da Lindalva), da avistagem de jacarés e do passeio na mata. Sugiro que seja construído um pequeno píer para que os hóspedes possam nadar no rio Amazonas, como fizemos no Rio Negro, que foi maravilhoso.

Quanto ao Hotel Plaza, ele é muito bom, café da manhã maravilhoso. Só mudamos para outro por razões financeiras, pois realmente não é barato viajar pra Amazônia!!!!!

Espero ter contribuído para que mais brasileiros conheçam este Brasil tão desconhecido.

Rosebel Cunha Nalesso