Hotel Saint Paul / Iberostar Grand Amazon

Ricardo, bom dia,

Conforme lhe adiantei no email anterior, a viagem foi um sucesso. Deu tudo certo. O Iberostar Grand Amazon é um navio de tamanho ideal, mas está precisando de dar uma “renovada” interior. Ainda:

1) para um navio que faz o rio Negro e o rio Solimões sete vezes por semana durante 365 dias, falta-lhe legitimidade. Não “vende” o Amazonas o que era esperado.

2) os passeios são superficiais. Se eu tivesse ficado em Manaus e contratado um passeio por um dia por uma agência local, teria feito o mesmo passeio: encontro das águas, artesanato, vitória régia, casa ribeirinha.

3) a comida é sofrível. Não há nenhum esmero no preparo. O melhora das refeiçoes é o café da manhã. Senti falta de mais comida típica e regional. Gringo não gosta? Como saber se não fazem? Havia peixe, sim. Malfeito. O pirarucu oferecido estava seco, duro, parecido e com gosto de carne de porco. E as frutas? Taperebá, cupuaçu, graviola? Muito pouco. Açaí? Sim, só.

4) no “grande“ jantar de despedida ofereceram: Surf and Turf. O que é isso!!! Isso não é coisa nossa! Em pleno Amazonas, com mil ofertas de peixe, comemos lagosta sobre carne em cima de um pedaço de torrada. É coisa de cruzeiro americano.

5) os shows, muito ruins. No de flauta, me aparece um “índio”, um vídeo com imagens bonitas da região atrás. Qual era a música? “Imagine” de John Lenon.
No show “Retratos do Brasil” – se não me engano – fiquei envergonhada. Basta uma companhia de dança de Manaus e uma dança típica bem feita. O “Kuarup”, por exemplo.

6) o navio é expert em Amazonas? Que mostre isso.

7) o hotel Saint Paul: bem localizado, pessoal efeciente. Ótimo dentro do pacote comprado: late check out, early check in.

8) Manaus: o entorno do teatro está bem arrumado. O Mercado, tinindo de novo. Aeroporto e estádio, indo de vento em poçpa. O resto, me deu a sensação de descaso. Lindos casarões abandonados. lixo nas ruas.

Obrigada,
Anna Francisca

Resposta do Ricardo:
Olá Anna,
Obrigado pelo envio do comentário, mas é o primeiro que recebo com críticas ao cruzeiro. Sinceramente destoa de todos os outros já recebidos nesses vários anos de operação. Como diz o dito popular gosto não se discute e recebo da mesma forma os seus comentários respeitando sua opinião.

Conte sempre conosco,
Ricardo Daniel Pedroso