Iberostar Grand Amazon

Olá Ricardo,

Voltamos e estamos nos adaptando à realidade do dia-a-dia longe do maravilhoso reino das águas. Demorei um pouco para escrever pois queria realmente escrever para a Viverde.

Gostamos muito da viagem em geral, a Amazônia é incrível e o Iberostar Grand Amazon é um capítulo à parte pelo conforto das instalações e pela equipe (camareiras, garçons, recepção).

Deixamos aqui uma sugestão: como o navio/embarcação fluvial tem 11 anos é preciso fazer manutenção mais criteriosa – nos banheiros, parte elétrica, no andar Mandim, onde está o palco de eventos, para troca de carpete por piso em especial. Outro aspecto: é preciso tb. trocar alguns coletes salva-vidas que estão bem sujos e sem os três cintos de segurança; e ainda, fazer dedetizacao.

Os passeios em geral foram muito bons, com as lanchas confortáveis e os lugares lindos pelo rio Negro e igarapés. participamos de quase todos. A equipe de guias tem conhecimento e experiência e são cordiais. Deixamos aqui uma menção especial ao guia Edipiro ou somente “Piro” – ótimo guia e pessoa, sabe levar o turista a participar dos passeios e procura dar sempre algo mais em termos de conhecimento da região; isso sem falar de que é profissional fundamental no entretenimento interno do Iberostar, toca flautas andinas (pois é indígena da Amazônia peruana) e ainda canta e apresenta o show do boi bumbá.

Infelizmente deixo aqui duas observações/reclamação:

Um dos guias foi mau educado, destratando a mim e outras turistas. Constatei que o mesmo não está qualificado para ser guia turístico. Eu vivi uma situação constrangedora e inadmissível em se tratando de um guia.
O passeio “focagem noturna de jacarés” informa que se trata de focar jacarés por isso fui participar, mas para minha surpresa não era focar jacarés, mas procurá-los para aprisioná-los temporariamente na lancha para por algum tempo os turistas tirarem fotos “com o jacaré”. Pelo que sei isto é proibido pelo IBAMA e considerei totalmente fora da rota de uma viagem que deve ser sempre para os que a buscam de conhecimento, admiração e respeito pela natureza exuberante da Amazônia (floresta, animais, águas…). Confesso que me chocou e me choca ao saber que isso é prática recorrente. Como se não bastasse o meu espanto, este guia turístico me destratou porque eu me recusei a tirar foto “com o jacaré”.

O passeio para “avistar botos” é outro que deveria mudar de nome, pois avistar os botos cor de rosa nadando próximo é lindo….daí a atraí-los com peixe sem parar, pois entra grupo e sai grupo no flutuante, considero um problema sério para estes animais e mais uma vez não se trata de admirar e respeitar a natureza, mas sim satisfazer um “prazer” absurdo de tirar fotos. Peco que o Iberostar verifique a normatização atual sobre turismo e botos na Amazonia. E penso que nos precisamos como animais racionais, amadurecer sobre o que e Ecoturismo.
Bom, os almoços e jantares e a disponibilidade de bebidas foi tudo perfeito. Fica apenas a sugestão para servir açaí no cafe da manha.

O Centro Histórico de Manaus é bonito, fomos ao Teatro Amazonas, andamos pelas ruas e nos deliciamos com açaí.

É isso, vou remeter algumas fotos em outro email, porque ainda estão no meu iPhone e estão pesadas. Obrigado por seu atendimento impecável. Vamos indicar a Viverde para pessoas amigas.
Tudo de bom.
Marcia