Hotel Saint Paul / Amazon Tupana

Caro Ricardo

A nossa estadia na Amazónia foi excelente.

Manaus surpreendeu-nos. Inicialmente ficámos um pouco apreensivos, mas rápidamente nos familiarizámos com a cidade. Seguimos as suas sugestões. O Teatro Amazonas é de fato inesperado e vale a pena a visita guiada. Tivemos a sorte de poder assistir a um concerto à noite. O INPA serviu de introdução à selva. No nosso regresso da selva, “desbastámos” literalmente Manaus. Visitámos os museus abertos, andámos a pé por todo o lado, vimos as casas antigas do início do século XX, palácios. Ficámos bem impressionados com o esforço que é notório para dar a conhecer os lugares históricos e a própria história de Manaus. Sentimo-nos seguros; fomos sempre ajudados pelos residentes a encontrar os locais que queríamos ver. Andámos quase sempre a pé, mas também de táxi e ónibus. Tivemos sempre taxistas honestos, tendo havido um que quis reduzir a tarifa por se ter enganado! Os restaurantes sugeridos, Banzeiro e Choupana foram excelentes. Gostámos muito da comida amazonense.

O Hotel Saint Paul foi bom e serviu. Está bem localizado. Pedimos um andar alto, que nos foi concedido (fizeram a alteração a nosso pedido) o que nos deu uma vista excelente de Manaus e do rio. Por ser central permitiu-nos fazer paragens intermédias para descansar durante o dia.

O Amazon Tupana Lodge foi um excelente hotel de selva. Claro que não temos comparação, mas acho que dificilmente poderia ser melhor. As viagens correram bem e são só por si parte importante da aventura. Os condutores e guias, no caminho, ensinaram-nos muito sobre a Amazónia. O lugar é paradisíaco. Nadámos no rio e divertimo-nos bastante. Claro que há limitações, principalmente na electricidade, mas são expetáveis e compreensíveis. A comida foi óptima e o esforço de todos os funcionários é impressionante. Sempre disponíveis, mesmo com as coisas de gente própria de cidades europeias e que imagino que os façam rir! As actividades na selva foram muito boas. O nosso guia (Fábio) foi excelente sob todos os aspectos, desde as explicações detalhadas à confiança que incutiu no grupo. Por sorte tivemos um grupo de gente bem disposta e divertida.

Agradecemos todo o apoio e disponibilidade. Sugerimos que qualquer viajante para a Amazónia o faça pela Viverde. Será seguramente bem orientado.

Um abraço,
Rui Bajanca