Juma Lodge

Oi Ricardo! Boa tarde.

Obrigada! Fiz um ótimo retorno depois de uma bela viagem.
Obrigada pelo apoio em Manaus. Deu tudo certo.

Minhas impressões sobre a viagem:

Agência Viverde
Gostei do serviço. Prático sem muita interferência, com sugestões pontuais acertadas.
Senti segurança nas transações e confiança de contar com os serviços esperados em Manaus, o que aconteceu.
Quem me atendeu foi Ricardo (por e-mail e whatsapp). Foi preciso e ágil, já que programei a viagem em cima da hora.

Hotel em Manaus – Tropical Executive
Localização perfeita para quem quer descansar alguns dias. Afastado da cidade (cerca de 15km), mas o acesso é fácil, de táxi, aplicativo ou ônibus.
Tem uma piscina incrível, sobre o rio Negro. O terreno onde está localizado é um pedaço da mata, às margens do rio, perto da praia (300 m).
Sugestão: a área da piscina merece alguns espaços com sombra para os dias ensolarados de Manaus.

Cidade de Manaus
O MUSA (jardim botânico), o teatro Manaus, a Igreja de São Sebastião e o Mercado Adolfo Lisboa tem que ver!
No Musa, além de um belo passeio, dá para conhecer mais sobre a floresta, com visita guiada. É interessante ver o Musa antes de andar pela mata com guias da região. São saberes às vezes diferentes e complementares.
O Teatro Manaus e a Igreja de São Sebastião, na mesma praça, são surpreendentes. A arquitetura, as cores, a história. O teatro tem visita guiada e, aos domingos pela manhã, os visitantes podem ter a grata surpresa de algum evento musical no saguão de entrada. No domingo que visitei havia um grupo de choro.
A arquitetura da cidade oferece outras boas surpresas, mas tem que encarar o calor de Manaus e circular.
Próximo à praça do teatro, há alguns restaurantes sofisticados e mais caros, com peixes da região no cardápio.
Mas o melhor está no Mercado Adolfo Lisboa. Como todo mercado, a mistura de cheiros, cores e sabores. O lance é experimentar. E não deixar de conhecer a taberna do chef Procópio, dentro do mercado, e o próprio chef Procópio. Não exagere na cachaça de Jambú, mas experimente…
Experimente também os cafés da tarde da cidade, tradicionais, servidos geralmente a partir de 16h. Muitos restaurantes e cafés oferecem. Em forma de buffet ou a lacarte, tem diferentes opções e menus. Leve umas roupas mais larguinhas… pode precisar.
Observe o caldo cultural da cidade, é bastante rico. E procure abstrair de alguns problemas complexos que, como muitas cidades grandes, Manaus também tem.

Hotel na selva – Juma Lodge
Dois destaques operacionais do hotel: os traslados em Manaus e até o hotel e retorno são impecáveis. E os funcionários do hotel, pessoas incríveis: profissionais, educados, atenciosos. A proprietária, Cida, é da região, mora lá, ela mesma recebe os hóspedes que chegam. Uma delicadeza.
A experiência no hotel de selva é mais difícil descrever, já que é muito pessoal. Particularmente voltei encantada. O hotel oferece todo o necessário, infra completa (para um hotel no meio da selva, praticamente dentro do rio), há 180km de uma grande cidade, desconectado. Leve músicas off line… E mergulhe na experiência. E nas águas escuras.
Não perca nenhuma chance de navegar pelo igarapés. Comece o mergulho prestando atenção ao Lago do Maçarico, logo no começo da jornada para o hotel Juma. Se der sorte de pegar um dia sem vento, com água sem ondulação e limpa pode até achar que a “Iara mora lá”. Aliás, conhecer algumas lendas amazônicas antes de ir é uma boa ideia. Principalmente, ouça, as pessoas de lá e a floresta. Ou Monica Salmaso, disco Voadeira: “Tem jacumã, ubá/ Bom de atravessar/ Os igapós, eu vou pescar/ Tem peixe, boitatá/ Iara mora lá/ Nos aguapés, vem me ajudar”

Um abraço e obrigada,
Mari Lucia