Juma Lodge

Olá Ricardo,

Tivemos uma ótima estadia no hotel Juma. Suas características rústicas e bastante integradas com a natureza superaram nossas expectativas. Esperamos que o hotel não aumente tanto suas instalações para não perder esta característica intimista que nos pareceu sua melhor vantagem.

Nossa única ressalva foi com relação ao guia que nos acompanhou. Orlando é uma ótima pessoa, mas deixa muito a desejar como guia. Sugerimos ao hotel, em nossa ficha de avaliação, que investisse mais na formação de seus guias. Tanto na melhora da língua inglesa, quanto nas informações sobre o ecossistema amazônico. São tantas informações interessantes e maravilhosas, que é uma pena não aproveitar tão bem.

A presença exclusiva de estrangeiros no local, também nos surpreendeu. Passamos os cinco dias de viagem falando quase que exclusivamente inglês, inclusive trabalhando como guias, tanto na tradução para o inglês, quanto no enriquecimento das informações sobre a amazônia. Imagino um turista brasileiro que não fale inglês visitando a amazônia… coitado! Esta crítica é uma revolta pessoal com relação a falta de investimento do governo, ou sei lá de quem, para estimular o turismo no Brasil. É um absurdo que seja mais caro para nós visitar nosso próprio país do que os outros. Sei que vocês não tem nada a ver com isso.

Outra ressalva é que a programação proposta não foi cumprida. No último dia a programação era passar um dia inteiro na floresta. Esta atividade foi suspensa devido à chuva que começou às 7:00 da manhã, mas parou antes das 8:30h. Perdemos uma das atividades que mais gostaríamos de fazer e tivemos que rever atividades das quais já tínhamos participado. Faltou um pouco de organização, neste sentido.

A Amazônia é um lugar maravilhoso, jamais esquecerei esta viagem! Gostaria que tantos outros brasileiros pudessem conhecer e aprender a admirar e preservar esta riqueza que temos.

Obrigada pelo ótimo atendimento,

Laís e Gustavo.