Hotel Saint Paul / Anavilhanas Lodge / Encontro das Águas

Olá Ricardo!
Demorou, mas agora vao os comentários da viagem.
Meu marido e eu ficamos muito satisfeitos com a agência. Para agente foi bem prático fazer todas as reservas e pagamento diretamente com uma só agência.Sempre que preciso, vc esclareceu dúvidas sobre diversos temas, como passeios, dias necessarios na cidade, dicas, etc, tudo com muita simpatia. Tudo ocorreu como planejado. O blog tb achamos muito bom, ajudou na escolha dos hotéis.
Nós tivemos na chegada metade de um dia para conhecer a cidade de Manaus e algumas horas, na volta do passeio pelo encontro das águas, e foi mais do que suficiente. Nao aconselharia ninguém a ficar mais tempo em Manaus pois nao há o que se ver. A cidade nao é bonita e parece muito descuidada. Claro que a fachada da cidade sofre mto por causa da umidade. Nos hospedamos no Saint Paul. Pequeno, impessoal. Chegamos no meio da semana, o hotel nao estava cheio e mesmo assim nos colocaram num quarto com vista pra Getulio Vargas e um terreno baldio (vista terrível). Quando voltamos da selva pedi explicitamente por uma vista melhor e só entao nos hospedaram num quarto bem mais amplo com vista para o teatro. Pena que no primeiro quarto em que dormimos, além do banheiro ser mto apertado, o ar condicionado nao funcionava direito, mesmo após controle do aparelho por um funcionário do hotel. Os colchoes do Saint Paul sao péssimos! Isso me custou noites mal dormidas e dor nas costas (detalhe: tenho apenas 31 anos). Eles sao tao desgastados que pouco tempo após se deitar já se formava um buraco embaixo da gente. Fora isso, o quarto e banheiro eram bem limpos, bonitos e bem cuidados,o café da manha muito bom. O hotel oferece internet que vc tem que pagar por fora (e nao é barato) e só há um computador disponível. A área da sauna tem 2 chuveiros e nenhum armário, cadeira ou balcao onde a pessoa possa colocar suas roupas/toalha antes de entrar na sauna. Muito mal planejado. A sauna também nao aconselharia a ninguém, já que é impossivel relaxar lá dentro. É um constante alto barulho como se arrastassem armários e pulassem no piso de cima. Um funcionário do hotel reconheceu o barulho, mas nao soube dizer de onde vinha. Mais tarde constatamos que vem de um galpao ao lado da sauna, onde se faz esportes. Existe uma piscina bem pequena e 2 espreguicadeiras, pra constar. Antes de irmos para Manaus, nós tinhamos acabado de nos hospedar num hotel 3 estrelas em Foz do Iguacu (Tarobá) mto bom que nem se compara com o Saint Paul. Pra um 4 estrelas, e pelo preco, este hotel deixa muito a desejar…
O passeio pelo Encontro das águas foi bom, mas teve seus altos e baixos. Os pontos altos: toda a trajetória do passeio de barco, visita às vitórias-regias (importantíssimo: levar repelente!!), almoco muito gostoso e variado. Vale a pena o passeio. O que nos irritou muito e deixou uma péssima impressao do cormércio que é o turismo na Amazônia foi a exploracao animal que por parte, pode se dizer, é suportada pela agência. Numa determinada altura do passeio pegamos pequenos barcos (ou canoas) motorizados. Durante o passeio, a primeira impressao era que “por coincidência” nos deparamos com 2 garotos numa pequena canoa com uma cobra enorme. Mas após alguns minutos, estava claro que este “encontro” acontece regularmente. Pouco tempo após se aproximaram mais 2 canoas com garotos e garotas em posse de animais. O guia turístico nao estava nada surpreso e ao avistar as canoas ia logo perguntando “o que vcs têm aí?”. Além disso ainda instruiu os turistas a dar uma “ajuda” aos meninos. O negocio era deixar os turistas tirar fotos com os animais silvestres em troca de dinheiro. Isso foi o ponto mais baixo de toda a nossa viagem à Amazônia, estragou todo o passeio, todo o dia. Talvez vcs pensem que é exagero, mais vcs nao viram as condicoes em que estes animais estavam sendo explorados. Tinham filhotes de jacaré amordacados e com com uma corda apertadíssima em volta da barriga, bichos preguica, uma delas tinha ainda o pequeno filhote nas costas. Todos os animais amedrontados e tratados como bonecos, repassados de um pro outro em prol do “turismo”. Estes animais passam o dia todo dentro destas canoas sob o sol fortíssimo, sem nem água pra beber! Nós esperavamos que uma agência ao pregar “Preservacao Ambiental” nao apoiaria este tipo de exploracao. Falta consciência por parte de todos envolvidos. Se o barco da agência nao parasse ao se deparar com estas canoas, já seria um progresso enorme. Isso é na verdade o que se espera de uma agência séria local. E tb se os turistas nao abusassem dos animais e nao dessem dinheiro a esses garotos, isso com certeza teria um fim. Eles só fazem isso porque lucram. Mas cada um pensa apenas em si e acha que uma mudanca de atitude nao vai mudar nada mesmo, entao porque nao tirar uma foto com o bebê preguica? Isso é triste e uma vergonha. E quem sofre com isso sao os animais.
O Anavilhanas Jungle Lodge é ótimo. A comida maravilhosa, os passeios muito interessantes, os guias e funcionários eram muito simpáticos. O colchao e travesseiros muito confortáveis, os melhores das ultimas hospedagens, tudo mto bem cuidado e limpo. O fato de se ter água quente (mesmo nao tendo muita pressao no chuveiro) é mais um ponto positivo do Lodge. Ficamos 3 dias/ 2 noites, mas mais 1 dia teria tb sido ótimo. Os passeios sao bem diversificados e agt ainda tinha tempo suficiente entre os passeios para relaxar, aproveitar a piscina… Um pouco caro talvez, mas ao estar lá vc vê que vale a pena e na verdade é um preco justo pela qualidade de servico que vc recebe.
Bom, é isso. Espero que estas informacoes sejam úteis e ajude outras pessoas a planejar sua viagem e quem sabe conscientizar sobre a preservacao da fauna amazônica.
Um abraco,
Andrea & Hendrik