Hotel Saint Paul / Ariaú Towers

Olá Ricardo,

A viagem foi ótima, no final foi uma tremenda sorte ter mudado de destino de última hora.
A Amazônia é espetacular.

Saint Paul: Gostei bastante. Um hotel sem luxo, mas bom, como vc tinha falado. Quarto e banheiros confortáveis. Localização excelente. Café da manhã normal, de hotel (talvez fosse interessante até que tivesse alguma coisa mais regional para os turistas provarem). Pessoal do hotel foi muito atencioso. Me ajudaram a marcar passeios e bons de informação.

Ariaú: Passeios, guias e pessoal excelentes. Lugar maravilhoso .Mas o hotel em si está mais ou menos.
Não é o meu caso, mas para quem quer aproveitar o hotel em si, quer dizer, bar, lazer coisas assim, a cheia atrapalha muito mesmo. Tá tudo debaixo d’água. Acho que o hotel precisa de uma certa renovação.
Para quem quer ir ver a floresta e os passeios, que era meu caso, foi espetacular. Os guias e passeios foram muito bons mesmo. Meu guia foi o César, só tenho elogios. Transporte do hotel até lá e volta tudo perfeitamente nos horários e com segurança e conforto.
Comida muito boa também.

Minha maior crítica é quanto à preocupação ambiental e senti que alguns outros hóspedes também concordavam com isso. O hotel é muito grande e está atrasado no cuidado com o meio ambiente: não tem ainda tratamento de esgoto (apesar de estar sendo implementado), gera muito lixo, usa muita madeira, ar condicionado e não há um clima dentro do hotel de preocupação ambiental (senti que nem todos os hóspedes tem essa preocupação, quer dizer, ainda tem gente querendo pegar bicho preguiça no colo etc). Não é pedir para que a coisa vire um hotel eco-chato, do tipo, “vamos andar de canoa a remo porque motor polui”, mas acho que precisa melhorar bastante essa parte. No meio da Amazônia, acho que qualquer pessoa que vá para lá quer sentir que não está contribuindo para poluir o lugar. Seria legal o hotel ter umas cartilhas e talvez alguns livros sobre a Amazônia.

Sobre Manaus: achei ao mesmo tempo maravilhosa e frustrante. Maravilhosa por estar no meio da Amazônia, às margens dos rios e com construções históricas bem intetessantes. Frustrante, porque é principalmente uma cidade bem grande que parece querer ser São Paulo , sem se preocupar de estar no meio da Amazônia. Espanta ver a ponte no Negro e o rápido crescimento da cidade por todos os lados, com todos os problemas que uma cidade grande gera (trânsito etc). De todo modo, achei que valeu muito a pena ter ficado também na cidade e não ir só direto para os hotéis de selva.

Dito isso, acho que foi uma das melhores viagens que fiz. Quando tiver chance, quero voltar – talvez subir os rios de barco, ir nas cocheiras de Figueireido ou algo assim.

Abraço, Marcelo