Hotel Tropical / Anavilhanas Lodge

Ola Ricardo!
Vamos por partes:

Fiquei apaixonada pelo Estado do Amazonas. Muito interessante, muito rico na sua diversidade.
Gosto de viagens onde posso desfrutar do conforto, porem sem exageros, sem superficialidades sem excesso de tarifas. De ter praticidade e conhecer o local REAL, não aquele “montado” somente para o turista incauto. Dez dias na região amazonica, foi suficiente para este primeiro apaixonamento, para este primeiro contato, outros com certeza virão.

Desfrutamos de bons restaurantes, sofisticados e simples, nos locomovemos de taxi ( oficiais que adotam tarifas caras e cheias, R$ 49,00 mesmo que ande 3 quilometros) e de taxis fretados por um dia. Também pegamos onibus ( para verificar como é a verdadeira vida local) e eles foram eficientes. Fizemos bons passeios e aprendemos bastante a respeito dos costumes e culinaria local. No verdadeiro sentido da palavra. Recebi receitas culinárias e passei receitas para a Fabi do Anavilhanas Lodge. Sou psicologa mas dora uma oczinah. A receita de maças recheadas com creme de leite, gemas batidas, açucar e canela foram servidas no almoço de hoje. Que sucesso!

Quanto as suas questões:

Fiquei muito feliz com o atendimento da Amazonas by Viverde. As suas indicações foram precisas. Realmente foi melhor ficar no Ecoresort e a escolha nossa pelo Anavilhanas e aprovada por voce foram reais, mas senti falta de uma mensagem , ou telefonema para saber se tudo estava de acordo. Ate domingo a noite não sabia se haveria alguem a me buscar no Tropical para partir para Anavilhanas na segudna de manha! E olha que ninguem para quem perguntávamos conhecia o hotel. Hoje entendo o porquê. Fica a sugetão de um contato com o turista que utiliza de seu trabalho.

Quanto ao Tropical Ecoresort, ainda é um hotel imponente, tentando se restruturar. Me parece que o atual gerente ( estava recebendo uma comitiva de reporteres nos dois primeiros dias que la estivemos) esta tentando divulgar mais o hotel e recuperar o explendor dos tempos aureos. No entanto os atendentes pouco sabem falar sobre a cidade de Manaus. Não sabem dar nenhuma informação turistica, e quando a fazem estão errados. E não creio que tenha sido uma questão nossa de “sorte ou de azar”. Realmente pouco conhecem do turismo local, desde o recepcionista do balcão, aos seguranças , aos garçons e camareiras. Inclusive taxistas, sabem nos levar onde pedimos mas não sabem falar da historia do lugar.

Alias , em uma reunião de Rotary, no 9º dia de viagem, pude estar sentada ao lado do secretario estadual de cultura ( uma surpresa) o qual apresentou um projeto muito interessante para adolescentes de comunidades carentes, resgatando folclore local e mantendo um orquesta sinfonica. Foi muito bom porque pude dar-lhe os parabens pelo projeto mas também dar-lhe uma visão de “estrangeira” do local e sugerir o que se faz nas cidades historicas mineiras. Onde a secretaria de cultura investe nas crianças para serem guias locais. Assim como também o fazem com os atendentes de balcão dos hoteis, as camareiras e taxistas. Incrivel como muitos pontos turisticos não abrem no sabado e domingo!!!!. Inclusive rstaurante em frente ao Teatro Amazonas estava fechado no domingo!!!

O secretario foi bastante simpatico e pareceu-me ouvir bem.

Porem o que me desagradou no Tropical Ecoresort foi que o site do Amazonas by viverde diz que o pagamento no balcão pode ser feito no cartão em ate 4 vezes e eles não honrraram o compromisso colocado no site de voces. Tivemos que pagar na entrada e à vista. Sem choro nem vela.

> Comentário da Viverde:

>Tarifas Amazonas by Viverde para diárias
>Café da manhã incluído na diária e cobra taxa de 10 % pelo serviço + 2% de ISS.
>500 milhas Smiles e pagamento em até 4 vezes sem juros nos cartões Visa, Diners e Mastercard.
>* Apartamentos duplo standard com duas camas de solteiro.
>R$ 2,00 por dia por apto. de taxa de turismo

>A informação do website está correta, se qualquer problema ocorrer com você leitor basta uma ligação telefonica para nós, teriam esclarecido a situação junto ao Caixa do hotel. Lembro que cartões American Express não fazem parte dessa promoção.

Quanto ao Anavilhanas…., Ahhh… este é sem sombra de duvida superlativo em tudo! É fiel ao que se propõe. Desde aos proprietarios, Guto e Fabi, aos colaboradores. Sejam os guias , o barman ou barqueiros, sejam as cozinheiras e camareiras, todos vestiram a camisa da empresa. Parecem que todos trabalham com seriedade, mas também com satisfação e alegria. O atendimento é quase que personalizado e individualizado. As músicas, na sua grande maioria popular brasileira, é selecionadíssima! Não agride o contato com a natureza e nem interfere no canto dos passaros. Integra-se!

Os livros sobre a Amazonia ( de Thiago de Melo, irmãos Vilas Boas, dentre outros), dispostos na varanda do Lodge, foram valiosos para as leituras e melhor ocnhecimento da região nas 5 noites que la ficamos.
A culinaria utilizando de produtos locais , com temperos intenacionais, formam um casamento perfeito!
Os passeios pelos Igapós, Igarapés, mata de chão firme, Fundação Amerinda Malaquias, nascer do sol foram divinos!

Até mesmo a visita a comunidade Tiririca, é real. Ela é tal como e vista. Não é um teatro para o turista.
Muito bom. Nota dez. Ja o indiquei para amigos e familiares, que veja só…ja adiquiriram passagens para julho, com ceteza vão entrar em contato com voces.

Ps: A foto de um cogumelo raro e ainda não classificado (segundo informação encontrada posteriromente em um dos livros sobre o Amazonas que li), tirado na porta do meu bangalô sera lhe enviada em breve.

Martha