Juma Lodge

Brasileiro não vai à Amazônia.
Mas devia ir….
Meu marido é Australiano e queria muito conhecer a floresta amazônica, eu pensava, que mico…. Mas resolvi pesquisar na internet, pq tinha ouvido falar de um hotel que ficava no meio da floresta, pensei, se é para ir então que seja de verdade!
Apareceu o Juma Lodge, enviei e-mail, mas não recebi resposta. Algumas semanas depois tentei novamente e o site da Viverde apareceu. Enviei um e-mail e Ricardo me respondeu prontamente, foi sempre muito eficiente e intermediou alguns problemas que tive por causa de meu vôo ter sido cancelado poucos dias antes da partida. Além disso, me manteve sempre informada sobre a cheia e que a água estava quase chegando às cabanas…. O que ao final revelou-se um excesso de zelo. O Ricardo também negociou um bom desconto no preço, em uma promoção que o hotel estava fazendo para atrair os brasileiros. “Brasileiro não vai a Floresta Amazônica” foi o que ele me disse. E eu pensei com os meus botões: programa de gringo!!!!
Mas agora, sou a primeira a dizer a todo mundo…. Brasileiro deveria ir à Amazônia….
Foi uma suspresa boa atrás da outra….
Minhas surpresas começaram no transfer, com o guia João falando um ingles muito bom. E seguiram no Juma Lodge. O hotel Juma Lodge é uma graça, enfiado no meio da floresta, as cabanas são muito confortáveis e não tem mosquito!!! A grande cheia, ao invés de motivo de stress como temia o Ricardo da Viverde, foi um espetáculo à parte, com as palafitas de acho que 12 metros de altura quase ao nível d’água… E alguns trechos das passarelas sob as águas… mas a água é quentinha, mesmo de noite, então que molhar os pés era até gostoso… Fora nadar no rio que é uma delícia!!!!
Aí, outra grata surpresa, a educação européia dos amazonenses que reduzem a velocidade dos barcos quando passam em frente das casas para evitar marolas…. Amei!!!!
Apesar da luz elétrica ser na base do gerador a diesel, sendo ligada somente a noite, o preço das bebidas foi uma outra grata surpresa, muito diferente da exploração normal em hotéis, os preços eram super bons e a caipirinha fantástica!!!!! Outra surpresa, ao invés de cobrar um absurdo por uma garrafinha minúscula de água mineral, o hotel tem um garrafão de 20 litros a disposição do hóspede….de graça…. Muitos pontos para a hospitalidade e o serviço gentil e eficiente. A comida caseira é muito boa, meu marido adorou!!!!
O guia João entende tudo de mato… os passeios são super interessantes e educativos…. Quase todos os dias chovia de noite…No dia que fomos caminhar na floresta foi o único que choveu de dia, mas até fez parte do show, com a construção de um abrigo para chuva com folhas de palmeira, super legal….
O mais curioso era andar de barco por dentro dos igapós na altura da copa das árvores…. O Keith ficou meio decepcionado com a falta de animais, é que na Austrália, a gente vê Canguru, Wallabie e Koala no meio da estrada….Onde tinha mais bicho era no Juma Lodge, a macaquinha entrando no refeitório para roubar comida era uma diversão… as duas ararinhas que estão aprendendo a voar (foram confiscadas pelo pessoal do hotel de alguém que estava traficando para vender) e tomavam café da manhã calmamente na passarela, e o tucano que estava sempre por ali completavam o cenário, o louro também aparecia na hora da bóia…
Mas na floresta era difícil até de ver os pássaros, mesmo com a cheia, eles escolhem as árvores mais altas e longe da gente….
A pesca da piranha foi um fracasso, elas comeram toda a minha isca e eu nem percebi, ninguém pegou nada, exceto, claro, o guia João, que garantiu o jantar… E piranha é muito bom….
Resumindo, é uma experiência imperdível passar 4 dias no meio da floresta… No meio mesmo, pq para chegar lá levam 3 horas de Manaus (vc atravessa o Rio Negro e passa na foz do Amazonas onde ocorre o famoso encontro das águas dos Rios Negro e Solimões; daí do outro lado pega uma kombi e vai para a direção de Autrazes; de lá são mais uma hora de barco até o Lodge)….
Longe, mas vale a pena….
Ah… diferente dos costumes brasileiros… tudo no horário marcado…. coisa para gringo…. mas brasileira também gosta….

Christina