Hotel Saint Paul / Amazon Tupana

Olá Ricardo,
Desculpe-me a demora em lhe escrever meus comentários, mas depois do Amazonas passamos alguns dias em São Paulo e só agora chegamos em casa, aqui na Suíça. Primeiro, gostaria de lhe agradecer pelo pronto e super eficiente atendimento quando estava pesquisando nosso itinerário para o Amazonas, em janeiro passado. Tivemos todas as informações que precisávamos prontamente, e as reservas do hotel em Manaus e da floresta foram feitas super rapidamente e tudo aconteceu como previsto. Ficamos muito contentes com a sua agência e seu atendimento.
Quanto ao hotel de Manaus, Saint Paul, ele é como vc nos descreveu. Bem localizado, central, confortável, com um café da manhã correto. As informações passados pelos funcionários foram corretas e oportunas. Bom hotel de passagem, já que o nosso objetivo era a nossa estadia no hotel da floresta, Amazon Tupana Lodge.
Bom, tivemos uma ótima estadia ! Foi uma viagem maravilhosa e uma das mais marcantes que já fiz. Os sons da floresta, a diversidade de cores, vegetação, animais e paisagens vão ficar sempre gravadas na minha memória. O hotel em si é como imaginávamos e como queríamos quando o escolhemos. Bem afastado de locais turísticos e bem no meio da floresta. É um hotel simples, mas confortável. As refeições são muito boas, mas poderiam ter mais pratos típicos,o que sentimos falta. Acho importante conhecer a gastronomia regional para conhecer mais o local. Os funcionários do hotel são muito simpáticos e atenciosos, com exceção do proprietário, que apesar de estar acompanhando 5 hóspedes em seus passeios, não fez a mínima questão de manter contato conosco (comigo e com meu marido). E quando digo isso, refiro-me mesmo ao bem educado « bom dia », cordialidade básica, que ele não fazia questão de ter conosco. Mesmo quando nos levou a Manaus, não fez questão de se despedir. Estranhamos muito, já que ele adquiriu o hotel há pouco tempo e acho que hospitalidade e cordialidade são requisitos mínimos para quem trabalha com turismo. Foram os funcionários que « redimiram » a hospitalidade do hotel !
Nosso guia, Souza, foi ótimo ! Tem grande conhecimento da floresta e da cultura amazonense. Ele enriqueceu muito a nossa viagem com suas informações. Nossos passeios foram muito bons, com destaque à noite em que dormimos na floresta. Experiência inesquecível !!! E o passeio de canoa, à noite, para focagem de jacarés e « ouvir » a floresta. Meu marido ficou um pouco decepcionado de não ver tantos animais, como jacarés, cobras ou piranhas. Mas nessa época, junho, as águas estavam altas. Acho que o nível das águas bateu recorde esse ano… Navegar entre as copas das árvores, com os sons da floresta foi mágico.
Pontos a melhorar : o translado ao hotel Amazon Tupana Lodge, na parte terrestre. Na ida, fomos num Santana (os vidros elétricos estavam quebrados, 2 não abriam e outros 2 não fechavam) e o motorista levou seu filho. O carro tinha 5 passageiros (nosso guia também estava), o que não foi muito confortável numa viagem de 2 horas e meia, numa estrada que estava em condições precárias . Na volta, voltamos num FIAT Pálio, do proprietário do hotel, mais uma vez em 5 passageiros, já que ele também transportou uma funcionária do hotel. Os carros poderiam ser maiores para proporcionar um pouco mais de conforto, nesses casos. O intervalo entre os passeios é muito longo. Almoçávamos às 12h00 e só saíamos às 16h. Entendemos que há um período em que está muito quente para fazermos passeios, mas acho que 4 horas de intervalo é um pouco longo, e outros hóspedes fizeram o mesmo comentário quando estávamos lá. Fazer passeios às 15h, seria um bom meio-termo.
Esperamos retornar à floresta amazônica para descobrir um pouquinho mais toda essa riqueza. E recomendamos a todos conhecer esse universo riquíssimo!

Simone do Prado – junho/ 2009